Pipa Social

A Pipa Social é uma ONG de moda. É mais ou menos o seguinte: sabemos que roupas de qualidade são caras porque as empresas pagam impostos e querem lucro, e que na verdade quem fez as roupas recebeu muito pouco por ela. O mesmo com bijuterias. Então a Pipa reúne costureiras e artesãs para trabalharem em seu ateliê (e também em casa), com o material da ONG (muitas vezes doado), e assistirem a palestras sobre profissionalização. Depois a Pipa vende essas peças e uma grande porcentagem (90%) do valor vai para quem fez.

Pipa-foto-perfil.jpg

Mas a Pipa não tem uma loja para escoar esse material (teve durante alguns meses somente), e além das encomendas e parcerias, a venda acontecia apenas no ateliê, que não tem uma fachada de loja. Então eu precisava “turbinar” o Facebook, para divulgar a Pipa, e também aproveitar um edital ganho do Google Adwords. Foi a oportunidade perfeita para aplicar meus recentes conhecimentos em Google Adwords.
Google Adwords é o sistema de anúncios do Google. Quando se faz uma busca no Google e aparece um resultado com a “etiqueta” amarela escrito Anúncio, é porque se você clicar ali a empresa do site vai gastar dinheiro com o seu clique. Ela paga ao Google para seu anúncio aparecer, mas ela também concorre com várias outras empresas na mesma busca. Por isso, seus anúncios precisam ser bem configurados (e oferecer um bom dinheiro pelo clique) para aparecer.
Pois bem, foi o que eu fiz para promover o site da Pipa.

Google Adwords
Antes da minha configuração, a Pipa só tinha um anúncio, que eu chamo de “institucional”, porque promove a Pipa como ONG.
Ele era exibido entre 1700 e 2500 vezes por dia, e recebia uma média de 12 cliques por dia.
Eu mantive esse anúncio, mas mudeu sua configuração. Também criei anúncios de produtos, para atrair quem desejasse comprar roupas, bijuterias, acessórios para casa, etc.
O anúncio institucional passou a ter entre 2000 e 5000 visualizações por dia. E o número de cliques, cerca de 30 por dia.
Já a campanha de produtos fez muito mais sucesso: os anúncios são exibidos entre 16 mil e 20 mil vezes por dia, e são clicados cerca de 300 vezes.

Este gráfico abaixo representa a quantidade de cliques das campanhas nos primeiros seis meses da minha atuação (entre março e setembro de 2015). Minha intervenção começa onde começa o gráfico azul (pois o vermelho, institucional, já existia antes).

 

Cliques de campanhas Pipa - primeiros seis meses.png

O próximo gráfico mostra os cliques das campanhas desde o início da criação da conta até hoje (18/fevereiro/2016). Como estamos na metade do mês, é normal que o final do gráfico seja uma queda; em comparação aos 30 dias de janeiro, ou de qualquer outro mês, fevereiro (que até agora só teve 18 dias) foi “fraco”. Cliques campanhas Pipa - todo o período de atuação.png

E este último gráfico mostra o desempenho de um mês normal, nesse caso o mês de janeiro deste ano, em custos. O fato é que a Pipa Social, como ONG, só tem a conta do Google Adwords porque ganhou um edital para ONGs, então não paga pela conta, que dá direito a 10 mil dólares mensais em anúncios. Não é fácil para uma ONG competir com os anúncios de grandes lojas varejistas (C&A, Renner, lojas de venda online de roupas e bijuterias), mas com um bom orçamento empregado e a configuração correta, temos conseguido gastar os quase 10 mil dólares por mês.

 

Custos campanhas Pipa janeiro 2016.png

Esses gráficos, chamados de relatórios, são um ótimo recurso do próprio Adwords, que te deixa escolher o que deseja medir (campanha, clique, custos, período, etc) e cria o gráfico preciso.

Facebook
Assumi, na Pipa, a função de atualizar o Facebook uma vez por dia. Assim, passei a usar a estratégia de revezar posts de três temas: produtos da Pipa (explicando o material e técnica de confecção), gente da Pipa (sua qualificação e sua origem) e posts informativos sobre moda, sustentabilidade, etc. Usava, principalmente, fotos, mas também comecei a fazer artes que pudessem ser compartilhadas, que passassem informações etc. Fiz isso, principalmente, com o site Canva, mas depois que “peguei o jeito” do Photoshop para isso, comecei a usar também. Alguns exemplos:

Bazar-do-bem-Pipa-1.jpg

Newsletter-pipa-setembro-1-jpeg.jpg

Voluntária-Pipa-comunicacao-vermelho.png

Voluntária-pipa-adm-contab-azul!.png

Pipa-contrata.jpg

Pipa-maio-participações.png

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2 comentários sobre “Pipa Social

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